Competências em Jogo

Nossa metodologia possibilita aos gestores e lideranças a identificação
rápida e consistente de lacunas (GAPs) de competências, como tratá-los e transformá-los em oportunidades para a organização.

Foi criado em 2008 o Programa Líder em Ação após a realização de pesquisa científica para entender por que os grupos e subgrupos não atingiam a performance planejada. Como resultado do estudo, junto aos diversos púbicos, mais de mil lideranças treinadas, foram encontradas recorrentes dificuldades das lideranças em se identificarem com o papel de LÍDER.

A cada ano transcorrido a mudança de cenários modifica conteúdos, atualiza métodos, mas o cérebro humano ainda é o mesmo.

Em 2021 lançamos o programa COMPETÊNCIAS EM JOGO um novo método que utiliza além de aspectos técnicos, dinâmicas de grupo, jogos para explorar o lúdico e extrair sentimentos e emoções. Esta nova técnica atua sobre o consciente e inconsciente, dando agilidade ao frontal do cérebro humano das novas lideranças, tornando-os agentes de mudança intransigentes com o atingimento de resultados.

Aspectos Comportamentais:
Existe um princípio fundamental do comportamento humano que passa despercebido: todo o comportamento inadequado “esconde” uma série de comportamentos adequados. Consequentemente, a tônica comum é punir o erro e ignorar o acerto. Podemos observar tratar-se de uma questão cultural onde somos eminentemente punitivos e pouco pedagógicos.

Estas posturas são tidas como verdades absolutas e inquestionáveis, servem como pressuposto para a base de campanhas “educativas” para o alcance de resultados nas empresas, isto é, as metas são calcadas e os esforços dirigidos para uma diminuição de erros, métricas quantitativas, em detrimento do qualitativo ato de aprendizagem voltada a resultados e desenvolvimento constante.

Entendemos que o que falta é um aprofundamento junto aos trabalhadores e encontrar os motivos para mudar um quadro de queixas para um de busca de alternativas, principalmente em época de crise.

Observa-se que nossos órgãos sensoriais (visão, audição, olfato, tato e paladar) são frequentemente expostos a uma série de informações do meio ambiente, porém não temos consciência de tudo o que está acontecendo. Como costumamos dizer, a realidade é uma combinação entre o mundo imaginário e o cérebro de cada pessoa. Estes processos psíquicos têm tudo a ver com atitudes distintas entre se conformar com a derrota ou buscar a vitória incessantemente.

A criação do programa que leva o nome de COMPETÊNCIAS EM JOGO fundamentalmente busca identificar as causas quantitativas e qualitativas que obstruem a possibilidade de alcançar resultados. Através da educação continuada potencializa as capacidades neurológicas, cognitivas e comportamentais dos Líderes e liderados para antecipar-se e prevenir potenciais situações que desmobilizem a busca dos resultados individuais e coletivos.

Objetivos:
Criar, desenvolver e implementar metodologia que possibilite a mudança de atitudes das pessoas que trabalham em vendas, identificando perfis, competências necessárias e conhecimentos que permitam o alcance de metas definas pela empresa.

Considerações sobre necessidade de continuidade:
A mudança de atitude necessita continuidade e frequência adequada de modo a não permitir que a inércia histórica faça tudo voltar a ser como antes.

Diante deste indicador técnico comportamental recomendamos que o programa deva ser continuado até completar o primeiro septênio (sete anos), no primeiro ano considerar como formador e nivelador das lideranças, após com uma frequência de no mínimo uma atividade a cada trimestre, intercalando palestras, vivências e treinamentos comportamentais, sem renunciar a constante fiscalização educadora.

Metodologia:
Utilizaremos como metodologia pesquisas quantitativas e qualitativas, técnica pedagógica de ensinar os outros (andragogia), atividades práticas, jogos empresariais, apresentação de perfis comportamentais, competências e discussão.

Algumas empresas que já se surpreenderam com a Competência em Jogo:

Entre em contato
e tire as suas dúvidas!

Ligue agora

(51) 99358-0084

E-mail

atendimento@institutoeckart.com.br

Localização

R. Washington Luiz, 820, Sala 901, Porto Alegre, RS

plugins premium WordPress